Apresentação

Este blog tem como objetivo divulgar e compartilhar meu trabalho na Psicologia, publicar produções e reflexões sobre minha prática, sobre a pessoa e seus relacionamentos. O nome Ser e Crescer engloba muito de como penso e vejo o ser humano e me dirijo às pessoas com quem trabalho. Remete à beleza do ser como e quem se é, ao respeito, à acolhida e à aceitação incondicional do ser, e ao impulso intrínsico para o crescer. Estou profundamente comprometida com cada pessoa que está diante de mim e com seu crescimento, sabendo que este crescer é realmente possível.







Indicações

           Livros
          Deixo aqui algumas indicações de livros para interessados em aprofundar temas como educação, filosofia, espiritualidade, autoconhecimento, trabalho com crianças e adolescentes, que podem ser úteis para educadores, psicólogos, estudantes, pais, profissionais da saúde e assistência, religiosos...

- Trabalho com crianças e adolescentes
AGUIAR, Luciana. Gestalt-terapia com crianças: teoria e prática. Editora Livro Pleno, 2005.

ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto (org.). O Atendimento Infantil na Ótica Fenomenológico-Existencial. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

ANTONY, Sheila (org.). A clínica gestáltica com crianças: caminhos de crescimento. São Paulo: Summus, 2010.
AXLINE, Virginia M. Dibs: em busca de si mesmo. São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1964.

CAMINHA, Renato Maiato e Marina Gusmão. Baralho das emoções: acessando a criança no trabalho clínico. 3 ed. Novo Hamburgo: Sinopsys Editora, 2010.

GINOTT, Raim G. Psicoterapia de grupo com crianças: a teoria e a prática da ludoterapia. 2 ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1979.
 
GOTTMAN, John. Inteligência emocional e a arte de educar nossos filhos: como aplicar os conceitos revolucionários da inteligência emocional para uma compreensão da relação entre pais e filhos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
MORAIS, Normanda Araújo de, NEIVA-SILVA, Lucas, KOLLER, Sílvia Helena (org.). Endereço desconhecido: crianças e adolescentes em situação de rua. São Paulo: Casa do psicólogo, 2010.

OAKLANDER, Violet. Descobrindo crianças: a abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. 9.ed. São Paulo: Summus, 1980.

_________________. El tesoro escondido: la vida interior de ninõs y adolescentes/ Terapia infanto-juvenil. 2 ed. Samtiago de Chile: Editorial Cuatro Vientos, 2008.

SIQUEIRA, Antônio. 50 coisas que os pais nunca devem dizer aos filhos. Descubra como e por que as palavras exercem um poder extraordinário sobre a vida dos filhos. Rio de Janeiro: Habacuc, 2009.

TADEU, Paulo. A caixa mágica de perguntas para crianças: pegue uma carta e vamos bater um papo. São Paulo: Matrix, 2008.

_____________. A fantástica fábrica de histórias para crianças: 40 cartões com inícios de histórias para as crianças darem continuidade do jeito que quiserem, estimulando a imaginação e a criatividade. São Paulo: Matrix, 2009.

_____________. Papo Teen: 100 perguntas para ter altas conversas com quem você quiser. São Paulo: Matrix, 2010.
ZAGURY, Tânia. Limites sem Trauma. Rio de Janeiro: Record, 2001.

 
- Filosofia
BUBER, Martin. Do Diálogo e do Dialógico. (Tradução Marta Ekstein de Souza Queiroz e Regina Weinberg). São Paulo: Perspectiva, 2009.
_______________. Eu e Tu. 10 ed. (Tradução do alemão, introdução e notas por Newton Aquiles Von Zuben.) São Paulo: Centauro, 2010.

ORTEGA Y GASSET, José. O que é a Filosofia? Lisboa: Edições Cotovia, 2007.

HEIDEGGER, Martin. Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda., 2005.

HUSSERL, Edmund. A Ideia da Fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 2008.

________________. Idéias para uma Fenomenologia pura e para uma Filosofia fenomenológica: introduçõa geral à fenomenologia pura. 2 ed. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2006.

________________. Investigações lógicas, sexta investigação (elementos de uma elucidação fenomenológica do conhecimento). São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 2000.

REALE, Miguel. Introdução à Filosofia. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
- Pedagogia
BUROW, O., SCHERPP, K. (1985). Gestaltpedagogia – um caminho para a escola e a educação. São Paulo: Summus.
COSTA, Virgínia E. S. (1998). Abordagem gestáltica aplicada à escola. Revista do IV Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica, 84-91.
_______, Virgínia E. S. (2000). A intersubjetividade na prática de ensino: uma perspectiva gestaltpedagógica. Revista do VI Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica. 105- 115.
ELIAS, Gizele Parreira. (2000). A relação dialógica no processo de aprendizagem. Revista do VI Encontro Goiano da Abordagem Gestáltica. 43-49.  
- Psicologia
CARDELLA, Beatriz H. P. A construção do psicoterapeuta: uma abordagem gestáltica. São Paulo: Summus, 2002.

D'ACRI, Gladys, LIMA, Patrícia (Ticha), ORGLER, Sheila. Dicionário de Gestalt-terapia: "Gestaltês". São Paulo: Summus, 2007.

FAGAN, Joen, SHEPHERD, Irma Lee (org.). Gesltalt-terapia: teoria, técnicas e aplicações. 4 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores S.A., 1971.
 
FELDMAN, Clara; MIRANDA, Mário Lúcio de. Construindo a relação de ajuda. 13ed. Belo Horizonte: Crescer, 2002.

FRANKL, Vikor E. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da Logoterapia. São Paulo: Paulus, 2011.

______________. Um sentido para a vida: psicoterapia e humanismo. 11 ed. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2005.

______________. O que não está escrito nos meus livros: memórias. São Paulo: É Realizações: 2010.

_______________. Psicoterapia e sentido da vida. 5 ed. São Paulo: Quadrante, 2003.

 
GINGER, Serge, GINGER, Anne. Gestalt: uma terapia do contato. 4 ed. São Paulo: Summus, 1995.GOLDBERG, Jane G. Tenho raiva: o papel positivo das emoções negativas nos relacionamentos. São Paulo: Mercuryo, 2000.

HYCNER, Richard, JACOBS, Lynne. Relação e cura em Gestalt-terapia. São Paulo: Summus, 1997.

HYCNER, Richard. De pessoa a pessoa: psicoterapia dialógica. São Paulo: Summus, 1995.

JULIANO, Jean Clark. A arte de restaurar histórias: o diálogo criativo no caminho pessoal. São Paulo: Summus, 1997. 

MAY, Rollo. Psicologia existencial. 3 ed. Porto Alegre: Editora Globo, 1980.

PERLS, Frederick S. A abordagem gestáltica e testemunha ocular da terapia. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988.

________________. Ego, fome e agressão: uma revisão da teoria e do método de Freud. São Paulo: Summus, 2002.

________________. Escarafunchando Fritz: dentro e fora da lata do lixo. São Paulo: Summus,1999.

PERLS, Frederick, HEFFERLINE, Ralph, GOODMAN, Paul. Gestalt-terapia. 2 ed. São Paulo: Summus, 1997.
 
PIMENTEL, Adelma. Nutrição psicológica – desenvolvimento infantil. São Paulo: Summus, 2005.
 
PINTO, Ênio Brito. Os padres em psicoterapia: esclarecendo singularidades. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2012.

______________. Psicoterapia de Curta Duração na Abordagem Gestáltica: elementos para a prática clínica. São Paulo: Summus, 2009.

POLSTER, Erving e  POLSTER, Miriam. Gestalt-terapia integrada. São Paulo: Summus, 2001.

RIBEIRO, Jorge Ponciano. Conceito de mundo e de pessoa em Gestalt-terapia: revisitando o caminho. São Paulo: Summus, 2011.

___________________. Gestalt-terapia de curta duração. São Paulo: Summus, 2009.

___________________. Gestalt-terapia: refazendo um caminho. 8 ed. São Paulo: Summus, 2012.

___________________. O ciclo do contato: temas básicos na abordagem gestáltica. 5 ed. São Paulo: Summus, 2007.


RODRIGUES, Hugo Elidio. Introdução à Gestalt-terapia: conversando sobre fundamentos da abordagem gestáltica. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.


ROGERS, Carl R. Tornar-se pessoa. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1982.

ROGERS, Carl R., STEVENS, Barry. De pessoa para pessoa: o problema do ser humano. 2 ed. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1978.

SÁ, Selma de Paula Sousa. Gestalt no atendimento a adolescentes. In: Revista do VII Encontro Goiano de Abordagem Gestáltica – O campo criativo. Revista da abordagem gestáltica, v. 7. Goiânia, 2001, p. 71-81.

STEVENS, Barry. Não apresse o rio (ele corre sozinho). 8 ed. ão Paulo: Summus, 1978.

STEVENS, John O. (org). Isto é gestalt. 2 ed. São Paulo: Summus, 1975.

______________. Tornar-se presente: experimentos de crescimento em Gestalt-terapia. 7 ed. São Paulo: Summus, 1988.
 
VISCOTT, David. A linguagem dos sentimentos. 12ed. São Paulo: Summus, 1982.
 
ZINKER, Joseph. Processo criativo em Gestalt-terapia. São Paulo: Summus, 2007.

________________. A busca da elegância em psicoterapia: uma abordagem gestáltica com casais, famílias e sistemas íntimos. São Paulo: Summus, 2001.


YONTEF, Gary M. Processo, diálogo e awareness: ensaios em Gestalt-terapia. São Paulo: Summus, 1998.

- Psicologia e espiritualidade
CENCINI, Amedeo. Viver Reconciliados: aspectos psicológicos. São Paulo: Paulinas, 2002.
GRÜN, Anselm. O céu começa em você – a sabedoria dos padres do deserto para hoje. 9ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

______________. Tranqüilidade do coração: em harmonia consigo mesmo. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
HYCNER, Richard. De pessoa a pessoa: psicoterapia dialógica. São Paulo: Summus, 1995.


- Outros
HUNTER, Janes C.. O Monge e o Executivo.  6ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.