Apresentação

Este blog tem como objetivo divulgar e compartilhar meu trabalho na Psicologia, publicar produções e reflexões sobre minha prática, sobre a pessoa e seus relacionamentos. O nome Ser e Crescer engloba muito de como penso e vejo o ser humano e me dirijo às pessoas com quem trabalho. Remete à beleza do ser como e quem se é, ao respeito, à acolhida e à aceitação incondicional do ser, e ao impulso intrínsico para o crescer. Estou profundamente comprometida com cada pessoa que está diante de mim e com seu crescimento, sabendo que este crescer é realmente possível.







Caminhada profissional

Cursos de formação e complementação

Em 2004 iniciei o Curso de Formação em Gestalt-terapia, no Centro de Estudos de Gestalt-terapia do RS (CEG-RS). Em 2008 concluí o curso, sendo 375 horas/ aula teórico/ vivenciais, 60h de supervisão individual e apresentação de monografia de conclusão. 
Curso de Dependência Química, ministrado pela psicóloga Renata Brasil Araújo, no GAEPSI, em Porto Alegre, totalizando 36h, em 2006.
Workshop de Arteterapia “Revendo e Energizando os Desejos de Ano Novo”, com a psicóloga Selma Ciornai, De São Paulo,  no Instituto da Família, em Porto Alegre, com a duração de 5h, em 2007.
Curso de Extensão Terapia Familiar Relacional Sistêmica: O Modelo de Milão, nos Módulos Drogadição e Violência, ministrado pelo Dr. Pietro Barbetta, no Domus, em Porto Alegre, totalizando 16h, em 2007.
Curso Gestão para a Sustentabilidade, Empreendedorismo e Redes Colaborativas, organizado pela Parceiros Voluntários e pelo SEBRAE, em Porto Alegre, com a duração de 72h, em 2007.
Curso Compreensão Diagnóstica em Gestal-terapia, ministrado pelo psicólogo Ênio Brito Pinto, de São Paulo, e organizado pelo Re-criar- Centro de Estudos Avançados em Medicina e Psicologia, em Caxias do Sul (RS), com a carga horária de 14h, em 2011.
Workshop "Como validar conflitos internos e conflitos interpessoais em sua vida", com Joseph Zinker e Sandra Cardoso-Zinker. O encontro foi no Instituto de Gestalt de São Paulo, em São Paulo (SP), com a carga horária de 6h, em 2012.
Cursos de Caixa de Areia e Histórias terapêuticas (contos, fábulas, mitos, histórias de vida) e metáforas e suas aplicações na clínica infantil, ministrado pela psicóloga Adriana Ribas, do Rio de Janeiro, e organizado pelo Re-criar, em Caxias do Sul (RS), totalizando 14h, em março de 2012.
Curso de Psicoterapia infantil na perspectiva da Gestalt-terapia, ministrado pela psicóloga Luciana Aguiar, do Rio de Janeiro, e realizado pelo Re-criar, em Caxias do Sul (RS), com a carga horária de 14h, em agosto de 2012.
Curso Psicoterapia de Curta Duração na Abordagem Gestáltica, ministrado pelo psicólogo Ênio Brito Pinto, de São Paulo, e organizado pelo Recriar – Centro de Estudos Avançados em Medicina e Psicologia, em Caxias do Sul (RS), com 14h de duração, em outubro de 2012.
Curso Compreensão Diagnóstica em Gestalt-terapia, ministrado pelo psicólogo Ênio Brito Pinto, de São Paulo, e organizado pelo Recriar, em Caxias do Sul (RS), totalizando 14h, em 2013.
Curso Gestalt-Terapia com Crianças e Adolescentes: Avaliação, Diagnóstico e Plano de Tratamento, com Felicia Carroll, de West Coast, USA. O curso aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), organizado pelo Grão, Cursos e Serviços em Psicologia, com a carga horária de 36h, em 2012 e 2013.
Atualização e complementação em Gestalt-terapia, ministrada pela psicóloga Ângela Schillings, no Comunidade Gestáltica, em Florianópolis, SC, com a carga horária de 100h, em 2013. 
Curso Instrumentação para Trabalhos com Grupos em Gestalt-terapia, ministrado por Lílian Meyer Frazão, de São Paulo, e organizado pelo Comunidade Gestáltica, em Florianópolis (SC), totalizando 24h, em 2013.
Curso de terapia de casal na abordagem gestáltica, ministrado pela psicóloga Célia Cristina Bandeira, no Comunidade Gestáltica, em Florianópolis (SC), totalizando 12h, em 2014.

Caminho profissional

Considero que minha experiência profissional iniciou já na faculdade, com os estágios curriculares, que foram de grande proveito para mim. Destaco particularmente dois, ambos com a duração de um ano. Realizei meu estágio de Psicologia Clínica no Serviço de Atendimento Psicológico (SAP), da PUCRS, e meu estágio de Psicologia Social Comunitária no posto de saúde da Vila Dique (quando estava atrás do aeroporto), gerenciado pelo Grupo Hospitalar Conceição.
Em 2004 comecei a atender em consultório, na área da psicoterapia individual, no bairro Moinhos de Vento. Permaneci atendendo neste local até final de 2014.
Trabalhei como Psicóloga Social do Programa Paif (Programa de Atendimento Integral à Família), pela USBEE, com atuação na região Leste, Módulo da FASC, de 2006 a 2007.
Trabalhei como Psicóloga Escolar, na Escola de Educação Infantil Bela Infância, de 2006 a 2007.
Fui colunista do Jornal Cidade Leste de 2011 a 2014, para o qual escrevia artigos de Psicologia.
Em agosto de 2013, comecei a trabalhar na formação humana com os seminaristas do Seminário Nossa Senhora da Conceição da Arquidiocese de Porto Alegre, ministrando aulas de Psicologia Aplicada e conduzindo grupos de vivência. Desenvolvi este trabalho até fevereiro de 2017.
Em 2015 passei a atender no bairro Menino Deus, onde trabalho atualmente, oferecendo psicoterapia para crianças, adolescentes, adultos, casal e família, além de orientação para pais.
Em 2018 a 2019, trabalhei no Seminário Menor da Diocese de Dois Irmãos, realizando atendimentos individuais e de grupo com os seminaristas.
Em 2019 passei a atender também nas cidades de Novo Hamburgo e Dois Irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário