Psicoterapia é um processo de crescimento e tratamento pessoal, que acontece numa relação entre um profissional habilitado e uma pessoa que busca ajuda, costumeiramente chamada de paciente, ou ainda, cliente. Pode acontecer de forma individual, casal, familiar ou grupal. Acontece numa relação de confiança, num espaço seguro e protetivo, em que o paciente pode expor a si mesmo, compartilhando seus medos, inseguranças, alegrias, tristezas, angústias, enfim, sofrimentos e dificuldades. Nesse espaço, encontra, e deve encontrar uma postura do profissional de acolhida incondicional, sem julgamentos.
A psicoterapia visa ampliar a consciência de si mesmo, podendo experimentar e conhecer os próprios sentimentos, as necessidades e possibilidades de ação. Objetiva ainda integrar partes de si dissociadas, negadas ou ocultas; fortalecer o senso de eu, assim como a liberdade, seguida da responsabilidade por sem quem se é, pelas próprias escolhas.
Muito se escuta falar sobre psicoterapia. Algumas dessas falas não correspondem exatamente ao que ela é, e podem ser melhor esclarecidas. Uma das ideias que se tem é da ausência de necessidade de um tratamento, pois se pode se conhecer e se ajudar sozinho. De fato, qualquer pessoa pode se ajudar a si mesmo e tem potencialmente condições de cuidar de si. Contudo, há lados, funcionamentos, pensamentos, comportamentos, sentimentos que não conseguimos ver sozinhos, e, consequentemente, resolver situações pessoais problemáticas sozinhos. O terapeuta é alguém preparado, que, no mínimo, estudou cinco anos para poder auxiliar o outro na busca por autoconhecimento e tratamento, afora as especializações, cursos de aprofundamento e trabalhos pessoais.
Outro pensamento é que psicoterapia é para louco e que é preciso estar muito mal para fazer terapia. No entanto, a psicoterapia não é só para pessoas que estão num grau de sofrimento e perturbação profundas, sendo muito benéfica a vários tipos de dificuldades, como já mencionado acima. Essas dificuldades também podem ser num momento específico da vida, como preparação para o vestibular, por exemplo.
Psicoterapia é também investimento em si mesmo, que retorna em crescimento pessoal, repercutindo em todas as áreas da vida da pessoa. É abrir espaço e tempo para um cuidado consigo mesmo, para seu desenvolvimento pessoal, para uma melhor qualidade de vida.
* Texto publicado no Jornal Cidade Leste, edição de março de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário