Apresentação

Este blog tem como objetivo divulgar e compartilhar meu trabalho na Psicologia, publicar produções e reflexões sobre minha prática, sobre a pessoa e seus relacionamentos. O nome Ser e Crescer engloba muito de como penso e vejo o ser humano e me dirijo às pessoas com quem trabalho. Remete à beleza do ser como e quem se é, ao respeito, à acolhida e à aceitação incondicional do ser, e ao impulso intrínsico para o crescer. Estou profundamente comprometida com cada pessoa que está diante de mim e com seu crescimento, sabendo que este crescer é realmente possível.







segunda-feira, 24 de junho de 2013

Caminho de autoconhecimento

O autoconhecimento é a busca de se enxergar e se perceber cada vez com maior clareza. Associado com aceitação e acolhida, permite-nos tomar “posse” de nós mesmos, tomar-nos em nossas próprias mãos, fazendo com que não sejamos alheios a nós mesmos. É um caminho de maior abertura para si mesmo e, com isso, para os outros também.
Buscar o autoconhecimento é tentar ampliar as respostas para algumas questões, como: quem sou eu? Como experiencio as diferentes emoções (tristeza, irritação etc.) e em que situações? Quais são minhas habilidades? O que gosto de fazer e o que não gosto? Como lido com conflitos? Como estou me sentindo neste momento, o que está acontecendo comigo agora? Do que estou precisando..., dentre outras várias dimensões.
Por exemplo, suponhamos que fico muito irritada com um colega de trabalho. Mas será que ele é o problema? Se ele é o problema, este está fora de mim, e, assim, fora do meu alcance. Não posso mudar meu colega de trabalho, mas posso refletir e ver o que acontece comigo que eu fico tão irritada. E assumir a responsabilidade pelo meu sentimento. Se eu que sinto, isso diz algo de mim e tem algum sentido. O que nele que não tolero? O que tem a ver comigo, com minha história? Pode ser, por exemplo, que ele seja muito brincalhão e me irrita o quanto ele brinca. Talvez haja um lado meu brincalhão muito escondido, porque levo as coisas muito a sério e não permito espaço para brincadeiras. Contudo, para que eu preciso esconder meu lado brincalhão de mim mesma e ser tão séria? Como é difícil entrar em contato com tudo isso e admitir isso para mim mesma, acabo facilmente pesando que o colega é que é o problema.
São inúmeras possibilidades. É um exemplo para ilustrar como muitas vezes não temos claro o que se passa conosco e facilmente colocamos a responsabilidade nos outros ou nas coisas. Assim, para um caminho de autoconhecimento, é necessária uma observação constante de si, e não tanto do outro.  É uma atenção cuidadosa e acolhedora ao que se passa comigo, ao que estou sentindo, pensando, precisando...
    O autoconhecimento será sempre um processo, que não tem fim. Se buscarmos, cada vez podemos conhecer mais de nós mesmos, mas não conhecemos tudo. Assim como não estamos prontos como pessoas, estamos sempre nos construindo, também estamos nos conhecendo. Podemos sempre enxergar lados novos, possibilidades novas de si, num constante caminho de crescimento e desenvolvimento pessoal.
* Texto publicado no Jornal Cidade Leste, edição de junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário