Um aprendizado importante na vida é poder dizer "não" para as coisas,
para as pessoas quando for necessário. Se não aprendemos a dizer
"não", ficamos volúveis a todos, aceitando vontades e pedidos dos
outros, que tantas vezes são contraditórios. Ficamos como penas ao vento,
levadas ora para um lado, ora para outro, sem direção.
Poder dar respostas como "não concordo", "não
gosto", "não quero", "não posso", são indicativos de
autoconhecimento, de contato consigo, de segurança interior, de capacidade de
se individualizar e poder separar o que é meu e o que pertence ao outro, além
de possibilidade de diálogo. Se eu tenho que gostar de tudo o que o outro
gosta, não há diálogo, pois minha identidade ficou perdida na do outro, havendo
somente uma parte da relação valorizada. Se eu tenho que concordar com tudo o
que o outro pensa, fico sem opinião e também anulo uma parte minha. Se eu tenho
que fazer tudo o que me solicitam, não respeito meus limites e minhas próprias
capacidades e possibilidades.
Este aprendizado começa na infância, no modo como nossas
vontades, desejos, opiniões, capacidades e necessidades foram consideradas,
valorizadas e atendidas. Claro que considerar é diferente de atender. Se a
criança tem todas as suas vontades atendidas, certamente repercutirá em
problemas presentes e futuros. Esta criança provavelmente será aquele adulto
que sente que os outros estão ao seu serviço e precisam sempre atender suas
vontades. Porém, há a necessidade legítima da criança de ter considerados e
acolhidos seus desejos e opiniões, mesmo que não sejam concretizados. Então,
são necessários critérios objetivos para a realização ou não, como: valores,
adequações à idade, necessidades das pessoas envolvidas, realidade financeira
etc. Por exemplo, a criança não pode ir à escola somente quando quer, ficando
em casa sempre que não quiser ir à aula. Mas sua vontade precisa ser
considerada em algum momento: por que não quer ir à escola? O que acontece? Há
algum problema?
Dizer “não”
pode parecer algo simples, mas não é. E para muitas pessoas é extremamente
difícil. Esta dificuldade pode estar relacionada com baixa autoestima,
insegurança, crença de que as opiniões dos outros são sempre melhores, medo de
perder os outros, culpa por desagradar, medo de perder uma imagem de amigável,
distanciamento de si mesmo, convicção de ter de estar sempre disponível para os
outros... Portanto, aprender dar respostas “não” implica em poder trabalhar em
si estes ou outros aspectos que influenciam nesta dificuldade.
Refletir antes de dizer, parar antes de sair fazendo, se observar
para ver as próprias necessidades, avaliar as reais possibilidades e
capacidades, considerar as condições do meio, são atitudes importantes para
conseguir responder "não" quando for preciso. Além disso,
realizar pequenos exercícios pode ajudar a poder dizer “não” com mais
frequência e facilidade, experimentando situações com pessoas que tenha mais
facilidade de lidar, com quem tenha menos vínculo afetivo, como com um vizinho
ou alguém do mercado. É importante lembrar ainda que todo processo de mudança é
lento e trabalhoso, requerendo paciência e persistência. Porém, quanto mais se
investe nele, mas resultados se têm. Portanto, não desista!
* Texto publicado no Jornal Cidade Leste, edição de maio de 2014.
* Texto publicado no Jornal Cidade Leste, edição de maio de 2014.
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